SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Intervenções de educação em saú de em mães de crianças com paralisia cerebralModelos preditivos para o desenvolvimento motor precoce dos bebês prematuros: um estudo longitudinal prospectivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

GONCALVES, Eliane Cristina de Andrade  e  SILVA, Diego Augusto Santos. Prevalência e fatores associados a baixos níveis de força lombar em adolescentes. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.2, pp. 182-188. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.112680.

INTRODUÇÃO: A lombalgia é uma doença multifatorial e é um dos desconfortos musculoesqueléticos mais comuns. OBJETIVO: Assim, o objetivo é analisar os fatores associados e estimar a prevalência de baixos níveis de força lombar em adolescentes. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, com 909 adolescentes de 14 a 19 anos, estudantes de escolas públicas da cidade de São José, Santa Catarina - Brasil. Analisou-se a força lombar por meio do teste de extensão lombar proposto pela Canadian Physical Activity, Fitness and Lifestyle Approach (CPAFLA) que propõe pontos de corte distintos para os sexos. As variáveis independentes analisadas foram: sexo, idade, nível econômico, tempo de tela, atividade física, aptidão aeróbia e Indíce de Massa corporal. Para a análise dos dados utilizou-se a regressão logística binária com nível de significância de 5% RESULTADOS: A prevalência de baixos níveis de força lombar foi de 45,2%, sendo 36,2% para os meninos e 53,1% para as meninas. Os subgrupos populacionais com maiores chances de baixos níveis de força lombar foram o sexo feminino (OR: 1,99; IC95%: 1,52-2,60) e adolescentes com excesso de peso (OR: 1,48; IC95%: 1,12-1,96. CONCLUSÃO: Quase metade dos estudantes apresentaram baixos níveis de força lombar. As meninas, os adolescentes com excesso de peso e os com tempo excessivo à frente da tela estiveram mais propícios a terem baixos níveis de força lombar. A novidade desse artigo é que fatores modificáveis, como o tempo de tela excessivo e o excesso de peso podem ser preteridos em intervenções de promoção da saúde que visem aprimorar os níveis de força dos jovens.

Palavras-chave : atividade motora; aptidão física; lombalgia; saúde do adolescente; coluna vertebral; dor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License