SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Prevalência e fatores associados a baixos níveis de força lombar em adolescentesComparação do desempenho em tarefas metalinguísticas entre estudantes com e sem risco de dislexia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

FORMIGA, Cibelle Kayenne Martins Roberto; VIEIRA, Martina Estevam Brom; FAGUNDES, Rayne Ramos  e  LINHARES, Maria Beatriz Martins. Modelos preditivos para o desenvolvimento motor precoce dos bebês prematuros: um estudo longitudinal prospectivo. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.2, pp. 189-197. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.111288.

INTRODUÇÃO: O lactente prematuro é vulnerável a apresentar atrasos no desenvolvimento. Detectar problemas na idade precoce é um dos desafios de profissionais e pesquisadores da área OBJETIVO: Analisar o desenvolvimento motor e identificar os fatores de risco associados aos desfechos preditores de atraso geral e motor em recém-nascidos pré-termo. MÉTODO: Foram avaliados 80 recém-nascidos prematuros (50% do sexo feminino, média de idade gestacional = 33 ± 2,2 semanas) com baixo peso ao nascer (média de 1.715 g ± 437), avaliados pela Avaliação Neurocomportamental do Bebê Pré-termo (NAPI) durante a fase neonatal (antes do termo), Teste de Desenvolvimento de Denver II entre 2-8 meses, Teste de Desempenho Motor Infantil entre 2-4 meses, e Escala Motora Infantil de Alberta entre 4-8 meses. RESULTADOS: O atraso neurocomportamental foi observado em 24% dos lactentes na fase neonatal. Entre 2-8 meses, o atraso no desenvolvimento geral foi ≥ 31% e o atraso no desenvolvimento motor foi de 35-36%. Diminuição dos níveis de alerta, orientação, desenvolvimento motor e vigor de acordo no NAPI mostraram ser preditivos de atraso no desenvolvimento entre 4-6 meses de idade. O atraso no desenvolvimento geral entre 2-6 meses foi preditivo de atraso no desenvolvimento motor entre 6-8 meses. CONCLUSÃO: As variáveis neurocomportamentais, tempo de internação hospitalar e atraso no desenvolvimento geral são bons preditores de desenvolvimento motor no primeiro ano de idade.

Palavras-chave : pré-termo; desenvolvimento motor; lactentes; modelo preditivo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License