SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Modelos preditivos para o desenvolvimento motor precoce dos bebês prematuros: um estudo longitudinal prospectivoAnálise das Capacidades Motoras nos Estágios Maturacionais de Adolescentes do Sexo Feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SILVA, Cláudia da  e  CAPELLINI, Simone Aparecida. Comparação do desempenho em tarefas metalinguísticas entre estudantes com e sem risco de dislexia. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.2, pp. 198-205. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.118823.

INTRODUÇÃO: Estudos sobre escolares de risco para a dislexia tem se tornado cada vez mais frequentes, assim como, o interesse em verificar se as tarefas envolvendo uma base fonológica podem favorecer o desempenho desses escolares em processo inicial de alfabetização. OBJETIVO: Avaliar o desempenho de escolares com e sem risco para a dislexia em tarefas metalinguísticas. MÉTODO: Participaram deste estudo 40 escolares, com idade entre 5 a 6 anos, matriculados no 1º ano do ensino fundamental, divididos em dois grupos, GI: composto por 20 escolares sem risco para dislexia e GII: composto por 20 escolares de risco para a dislexia, ambos os grupos foram submetidos ao Protocolo de Avaliação das Habilidades Cognitivo-Liguísticas nas versões coletiva e individual (adaptado), e a intervenção fonológica composta por tarefas de relação letra/som do alfabeto em sequência e em ordem aleatória, rima, identificação e manipulação de palavras, identificação e produção de sílabas, segmentação e análise silábica, identificação e segmentação fonêmica, substituição, síntese, análise e discriminação fonêmica. RESULTADOS: Indicaram que os escolares do GI e GII apresentaram desempenho estatisticamente superior na pós-testagem comparado ao desempenho obtido na pré-testagem. CONCLUSÃO: Os escolares de risco para a dislexia apresentaram aumento das médias de desempenho após a intervenção, no entanto, ao ser comparado com o desempenho dos escolares sem risco para a dislexia, apresentaram desempenho inferior, indicando que, mesmo após, submetidos à intervenção, não alcançaram as médias de desempenho dos escolares sem risco para a dislexia em provas metalinguísticas.

Palavras-chave : aprendizagem; estudos de intervenção; dislexia; desenvolvimento infantil; alfabetização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License