SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Analysis of motor capacities in the maturational stages of female adolescentsSexual behavior and practices of school adolescents in Recife city, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

NOBRE, Francisco Salviano Sales; BANDEIRA, Paulo Felipe Ribeiro  and  VALENTINI, Nadia Cristina. Desempenho escolar associado ao desempenho motor e ao sexo em diferentes subculturas nordestinas. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.2, pp. 213-218. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.115027.

INTRODUÇÃO: O desempenho escolar e motor retratam conquistas de crianças ao longo da infância. O sexo e o contexto de desenvolvimento da criança interferem nas tendências diferenciadas de intensidade e direções do desempenho escolar e motor. OBJETIVO: Analisar a associação entre o desempenho escolar, o desempenho motor e sexo de crianças de diferentes subculturas. MÉTODO: Participaram da pesquisa 233 crianças oriundas de três diferentes subculturas (semiárido, serrana e litorânea) do Nordeste do Brasil. Os dados foram coletados a partir do Teste de Desempenho Escolar e o Test of Gross Motor Development-2. Para analise utilizaram-se da estatística descritiva, comparações e regressão linear múltipla multivariada. RESULTADOS: Verificou-se que atrasos escolares foram prevalentes nos meninos e os atrasos motores, especificamente em habilidades de controle de objetos, nas meninas. O desempenho motor associou-se positivamente com o desempenho na escrita, leitura e aritmética, sendo, porém, essa relação específica para cada subcultura. CONCLUSÃO: Houve associação entre desempenho escolar, motor e o sexo de crianças nas diferentes subculturas nordestinas, evidenciando a influencia das subculturas e do sexo no desempenho dessas crianças.

Keywords : ambiente; desempenho escolar; desempenho motor; desenvolvimento infantil.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License