SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2Características do abuso sexual em Santo André, São Paulo, Brasil: das vítimas ao agressor, do diagnóstico ao tratamentoMaconha como a segunda substância psicoativa mais comumente usada entre estudantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

PAMPOLIM, Gracielle et al. Prevalência e fatores associados à dependência funcional em idosos restritos ao lar. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.2, pp. 235-243. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.127747.

INTRODUÇÃO: O envelhecimento populacional é uma realidade de proporções mundiais que requer atenção, e a preocupação com o envelhecimento saudável e funcional é cada vez mais o foco de políticas e programas do governo. OBJETIVO: Verificar a prevalência e influência dos fatores sócio demográficos e econômicos na dependência funcional em idosos restritos ao lar. MÉTODO: Estudo transversal com 178 idosos restritos ao lar assistidos por uma Unidade de Saúde da Família de Vitória-ES. Aferiu-se a dependência funcional através da Medida de Independência Funcional e coletou-se variáveis para caracterização o perfil dos idosos. Utilizou-se a Regressão Logística Binária para determinar o nível de predição da dependência funcional. RESULTADOS: Quarenta e oito por cento dos idosos apresentavam dependência funcional, 80% eram do sexo feminino, 72% na 4º idade, 74% brancos, 63% viúvos, 78% aposentados, 90% com filhos, 83% com cuidador, 52% com baixa escolaridade e 40% com baixa renda. A presença de cuidador se comportou como preditor da dependência funcional (OR=40.2; IC95% 4,8-355,4) e a escolaridade entre 1 e 8 anos se mostrou como fator de proteção (OR=0,2; IC95% 0,04-0,9). CONCLUSÃO: A prevalência dependência funcional mostrou-se elevada, e a presença de cuidador figurou como um forte e significante preditor, propõe-se o estabelecimento de 'suporte' para o cuidador mediado pelas equipes da Estratégia Saúde da Família para manutenção/recuperação da funcionalidade dos longevos.

Palavras-chave : idoso restrito ao lar; dependência funcional; estratégia saúde da família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License