SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue2Prevalence and factors associated with functional dependency in homebound elderly people in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

VINCENZI, Thaíse et al. Maconha como a segunda substância psicoativa mais comumente usada entre estudantes. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.2, pp. 244-252. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.125827.

INTRODUÇÃO: O uso de substâncias psicoativas (SPA) é uma prática utilizada pelo homem desde seus primórdios. Entretanto, a partir dos anos 60, teve seu consumo substancialmente aumentado, e se tornou conhecida por comprometer a saúde e ocasionar a morte de milhões de pessoas todos os anos. OBJETIVO: O uso de substâncias psicoativas é uma prática utilizada há muitos anos, porém, a partir dos anos 60, teve seu consumo substancialmente aumentado. O objetivo deste estudo foi verificar a prevalência do uso de substâncias psicoativas entre estudantes de Odontologia, bem como analisar a influência das variáveis sociodemográficas e identificar o nível de satisfação com a vida entre os estudantes. MÉTODO: O delineamento é do tipo transversal composto por 159 estudantes de Odontologia de uma instituição de ensino de um município do sul do Brasil matriculados nos oito períodos do curso. Os sujeitos forma submetidos anonimamente a um questionário autoaplicável com perguntas referentes a variáveis sociodemográficas, uso de substâncias psicoativas (SPA) adaptadas pelo instrumento validado Teste de Triagem para Álcool, Tabaco e Substâncias (ASSIST), e a avaliação do grau de satisfação com a vida, a partir da Escala de Satisfação com a Vida (ESVC). RESULTADOS: O uso de SPA em algum momento da vida teve prevalência de 90,6%, sendo, o álcool, a droga mais consumida, seguida pela maconha. O uso de medicamentos para depressão mostrou associação ao consumo de álcool. O consumo de maconha também esteve associado ao uso de antidepressivos, sendo a maconha mais consumida pelos homens. A maior parte da amostra relatou insatisfação com sua vida. CONCLUSÃO: A prevalência do uso PAS é alta entre os estudantes de Odontologia entrevistados. O PAS mais utilizado pelos alunos foi o álcool, seguido de maconha, drogas psicoativas, e tabaco.

Keywords : drogas ilícitas; usuários de drogas; entorpecentes; estudantes de odontologia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License