SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Contribuições da Newborn Behavioral Observations (NBO) para o cuidado materno de recém-nascidos pré-termo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ABREU, Luiz Carlos de et al. Direito a informação científica: um dos sustentáculos do sistema único de saúde. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.3, pp. 258-261. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.141485.

O atendimento aos cidadãos no campo da saúde é direito fundamental previsto na constituição federal do Brasil. O Sistema Único de saúde (SUS) é um dos mais pujantes e importantes do mundo e que atende cerca de 220 milhões de pessoas. É abrangente e se caracteriza por três pilares de sustentação: a universalidade, a integralidade e a equidade. O direito à informação cientifica é um dos sustentáculos do SUS e o Journal of Human Growth and development tem contribuído ao longo dos 27 anos de existência como cenário democrático e de debates de ideias no campo da saúde pública e de sua irrefutável defesa do SUS no Brasil. Assim, o JHGD mantém sua tradição de publicar artigos votados ao campo da saúde pública e de contribuir para a disseminação do conhecimento e progresso da ciência, destacando que trata-se de periódico destinado a servir de espaço para apresentação e troca de saberes entre profissionais das universidades e dos serviços que lidam com a problemática do crescimento e desenvolvimento humano. Mantêm o cenário de publicação de artigos científicos arbitrados por pares, ressaltando seu compromisso de comunicar o conhecimento obtido por meio de pesquisa de maneira isenta, sendo publicação bilíngue e gratuita.

Palavras-chave : sistema único de saúde; informação; ciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License