SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3The right to scientific information: one of the main elements of the unified health systemLow birth weight, family income and paternal absence as risk factors in neuropsychomotor development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

DITTZ, Erika da Silva; ALVES, Claudia Regina L.; DUARTE, Elysângela Dittz  and  MAGALHAES, Lívia de Castro. Contribuições da Newborn Behavioral Observations (NBO) para o cuidado materno de recém-nascidos pré-termo. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.3, pp. 262-271. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.125522.

INTRODUÇÃO: Na assistência ao recém-nascido pré-termo são recomendadas práticas que favorecem a participação das mães no cuidado. O uso de instrumentos apropriados pelos profissionais pode contribuir para o fortalecimento da participação materna. OBJETIVO: Analisar as contribuições do uso da Newborn Behavioral Observations (NBO) para o cuidado materno de recém-nascidos prematuros. MÉTODO: Estudo qualitativo descritivo, utilizando observação participante e entrevista semi-estruturada, com 14 mães de recém-nascidos pré-termo que realizaram a NBO. Os dados foram submetidos à análise temática de conteúdo, assistida pelo software MAXQda 12. RESULTADOS: Verificou-se que a percepção prévia das mães em relação às capacidades do recém-nascido ou ao modo como ele reage aos estímulos do ambiente não difere do que foi observado e relatado por elas após a NBO. Entretanto, verifica-se que a realização da NBO confirma essa percepção e amplia a compreensão das mães acerca do significado do comportamento do recém-nascido. Participar da NBO favoreceu que as mães identificassem estratégias para atender às necessidades de cuidado do recém-nascido, qualificando o cuidado já realizado por elas e abrindo novas possibilidades para o cuidado materno. CONCLUSÃO: A NBO é um instrumento que favorece o aprendizado da mãe sobre o comportamento do recém-nascido e contribui para a construção de práticas com potencial para serem utilizadas por elas no cotidiano do cuidado. Isso nos permite considerá-la um instrumento que favorece a relação mãe-filho, contribui para a participação da mãe no cuidado, e apóia a mãe na construção da sua autonomia para a continuidade do cuidado do recém-nascido após a alta hospitalar.

Keywords : prematuro; interação mãe-filho; mães; comportamento materno; cuidado do lactente.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License