SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Contribuições da Newborn Behavioral Observations (NBO) para o cuidado materno de recém-nascidos pré-termoFatores associados a distúrbios da fala, da audição e da linguagem em crianças atendidas na atenção primária em saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ARAUJO, Luize Bueno de; MELO, Tainá Ribas  e  ISRAEL, Vera Lúcia. Baixo peso ao nascer, renda familiar e ausência do pai como fatores de risco ao desenvolvimento neuropsicomotor. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.3, pp. 272-280. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.124072.

INTRODUÇÃO: Os primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM), neste período as crianças estão propensas a sofrer influências de fatores orgânicos, ambientais ou de atividades que podem ser protetores ou de risco para um desenvolvimento pleno com repercussões até a vida adulta. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo analisar o DNPM de crianças de zero a três anos de idade e os fatores de risco associados ao desenvolvimento. MÉTODO: Estudo transversal, abordagem contextual, baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade Incapacidade e Saúde (CIF), por meio do Teste de Triagem de Denver II e avaliações complementares do estado nutricional. Na avaliação foram considerados os domínios da CIF de funções e estrutura (questionário de avaliação), atividades e participação (avaliação do DNPM na escola), fatores pessoais (características familiares) e fatores ambientais (características dos CEIs). Os instrumentos de avaliação consistiram em um questionário com informações sobre a criança, características atuais, neonatais e familiares. Para avaliação do DNPM, utilizou-se o teste de Denver II. Na análise estatística realizou-se a calibração pelo índice Kappa de concordância intra e inter-avaliadores e posteriormente a regressão logística utilizando como seleção de modelo Logit com resposta binária e método Stepwise (Backward); a construção de uma curva ROC (Receiver Operating Characteristic) para definir o perfil de explicabilidade do modelo construído; o cálculo do Odds Ratio (OR), a razão de chances de ocorrência de uma variável estar associada com o DNPM. RESULTADOS: O DNPM encontrou-se dentro dos parâmetros de normalidade em 68,8% (n=53) e com riscos de atrasos em 31,2% (n=24). A área de melhor desempenho foi a motora fina-adaptativa (3,75%) e a mais questionável foi da linguagem (57,5%). Foi acurado que 52% (n=40) das crianças apresentaram algum risco nutricional. Verificou-se que o baixo peso ao nascer (OR= 181), a renda familiar mensal (OR=9) e a ausência do pai (OR=34) são fatores estatisticamente significantes sobre o risco de atrasos no DNPM. CONCLUSÃO: O baixo peso ao nascer, a renda familiar e a ausência do pai estão associados com riscos de atraso do DNPM. Estes achados reforçam a natureza sistêmica e multifatorial do DNPM e comprova a necessidade de acompanhamento, monitoramento e criação de políticas públicas, especialmente em crianças com condições desfavoráveis, que contribuam para o desenvolvimento pleno das crianças, uma vez que instituições de educação infantil do ensino público devem ser agentes transformadoras na qualidade do desenvolvimento infantil.

Palavras-chave : fisioterapia; desenvolvimento infantil; educação infantil; promoção da saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License