SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Fatores associados a distúrbios da fala, da audição e da linguagem em crianças atendidas na atenção primária em saúdeEfeitos de dois tipos de treinamento físico de baixo impacto sobre o tempo de tela em adolescentes com excesso de peso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

COSTA, Karla Cristina Malta et al. Comparação entre métodos de avaliação de altura final em adolescentes com baixa estura variante do normal. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.3, pp. 288-293. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.131259.

INTRODUÇÃO: Pacientes com baixa estatura variante normal do crescimento têm padrões evolutivos peculiares dificultando definir com precisão quando a estatura final será atingida, visto que os métodos de previsão baseiam-se em parâmetros de difícil quantificação, como a idade óssea. OBJETIVO: Avaliar a concordância entre dois métodos de previsão da estatura final e do canal familiar com a altura final atingida (padrão ouro) por adolescentes com diagnóstico de variantes normais da baixa estatura atendidos em ambulatório de avaliação de problemas de crescimento. MÉTODO: Foram avaliados 33 sujeitos utilizando-se as estaturas dos pais para o cálculo do canal familiar e da média parental e os métodos Bayley-Pinneau e Tanner- Whitehouse 3 para as previsões de estatura final. Também foram calculados o coeficiente de correlação de Spearman para correlacionar a estatura final com a média do canal familiar, e o coeficiente de concordância de St. Laurent para avaliar a concordância entre a estatura final e os métodos de previsão. RESULTADOS: 87,9% (29/33) permaneceram com Baixa Estatura ao término do crescimento e 90,9% (30/33) apresentaram estatura final dentro do canal familiar. Observou-se correlação positiva muito forte (Cs = 0,77; p < 0,01) entre a média parental e a altura final. O método de Bayley-Pinneau apresentou coeficiente de concordância com a altura final de 0,47 (IC 95%: 0,34; 0,57), o de TW3, 0,58 (IC 95%: 0,41; 0,75). CONCLUSÃO: A correlação positiva forte demonstra a influência significativa da altura dos pais na estatura final. Nenhum dos dois métodos apresentou boa concordância ao serem utilizados como preditores de estatura final, pois os valores das alturas foram superestimados principalmente pelo método de Bayley-Pinneau.

Palavras-chave : baixa estatura; estatura final; idade óssea.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License