SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Comparação entre métodos de avaliação de altura final em adolescentes com baixa estura variante do normalSatisfação da imagem corporal em adolescentes com diferentes estágios de maturação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MAGALHAES, Rafael de Lima et al. Efeitos de dois tipos de treinamento físico de baixo impacto sobre o tempo de tela em adolescentes com excesso de peso. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.3, pp. 294-299. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.118505.

INTRODUÇÃO: O tempo que adolescentes passam em frente a algum tipo de tela como TV, computador, videogames e celulares, tem sido considerado fator de risco para a obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. OBJETIVO: Analisar a eficiência de dois tipos de treino de baixo impacto sobre o tempo de tela e sobre o IMC de adolescentes com excesso de peso. MÉTODO: Foram alocados 47 adolescentes em três grupos: controle (GC); hidroginástica (GH); e jump (GJ). Os três grupos tiveram uma sessão semanal de orientação nutricional; além disso, o GH e GJ treinaram 12 semanas com três sessões semanais variando entre 24 e 32 minutos, conforme fase da periodização do treinamento, com aulas de hidroginástica e jump, respectivamente. Foram realizadas avaliações antropométricas e do tempo de tela por meio de questionário criado para o presente estudo, a fim de identificar a quantidade de horas que os adolescentes passavam em frente de uma tela. A aplicação do questionário foi realizada pré e pós-período de treinamento, assim como as avaliações antropométricas. RESULTADOS: Não houve diferença pré e pós-intervenção no tempo de tela para os três grupos, no entanto, houve redução no IMC em ambos os grupos de exercícios do período pré para o pós-treinamento. CONCLUSÃO: Não houve redução do tempo de tela, entretanto o IMC diminuiu nos grupos de exercícios.

Palavras-chave : adolescentes; obesidade; tempo de tela; hidroginástica; jump.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License