SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Effects of two types of low impact physical training on screen time among overweight adolescentsCharacteristics of sleep habits among adolescents living in the city of Ribeirão Preto (SP) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

DANTAS, Renata Poliane Nacer de Carvalho et al. Satisfação da imagem corporal em adolescentes com diferentes estágios de maturação. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.3, pp. 300-306. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.127574.

INTRODUÇÃO: A adolescência é um período marcado por intensas modificações corporais que ocorrem de forma diferente de acordo com o estágio maturacional e sexo, o que pode gerar diferentes percepções da imagem corporal. OBJETIVO: Comparar e associar a percepção de satisfação corporal de acordo com o desenvolvimento maturacional de adolescentes. MÉTODO: Foram avaliados 207 adolescentes, escolares, de ambos os sexos, com idades entre 10 a 12 anos. A maturação foi estimada através de uma equação preditora da idade óssea e para avaliação da Imagem Corporal foi utilizada a escala de silhuetas. Os testes estatísticos utilizados foram qui-quadrado e regressão logística (odds rattio) com os respectivos intervalos de confiança (IC de 95%). RESULTADOS: Verificou-se uma prevalência de insatisfação com a imagem corporal de 63,8% (p<0,001). Em ambos os sexos os sujeitos que estão com a maturação acelerada possuem maior insatisfação com a Imagem corporal (meninas p=0,01; meninos p=0,04) desejando diminuir a sua escala de silhueta (p<0,001). Os sujeitos com a maturação acelerada têm 2,88 mais chances (I.C 95% 1,03 - 8,05) de insatisfação da imagem corporal quando comparado com o estágio normal, no entanto ao ajustar pelo índice de massa corporal a associação não foi significativa. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que a insatisfação corporal percebida pelos jovens é independente do sexo, sendo encontrada uma associação entre o estágio maturacional acelerado 2,88 vezes maior do que no estágio normal em relação à insatisfação corporal, no qual o índice de massa corporal aparenta ser o principal preditor para esta insatisfação.

Keywords : idade óssea; puberdade; crescimento; índice de massa corporal.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License