SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue3Characteristics of sleep habits among adolescents living in the city of Ribeirão Preto (SP)Satisfaction level of phisicians working in a social health organization of unified health system in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

BRITO, Eduardo Sales; SCHOEN, Teresa Helena; MARTELETO, Márcia Regina Fumagalli  and  OLIVEIRA-MONTEIRO, Nancy Ramacciotti de. Estados de identidade de adolescentes em situação de acolhimento institucional. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.3, pp. 315-321. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.141279.

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento de adolescentes que vivem fora do convívio familiar, por situação de acolhimento institucional, tem características peculiares nas interações estabelecidas em suas vidas cotidianas e na constituição de suas identidades. A teoria psicossocial de Erikson estuda o desenvolvimento da identidade observando a exploração e o compromisso. Os estados de identidade podem ser classificados em difusão, pré-fechamento, moratória e identidade estabelecida. OBJETIVO: Avaliar os estados de identidade de adolescentes que vivem em situação de acolhimento institucional. MÉTODO: Participaram 87 adolescentes (de 12 a 17 anos) em situação de acolhimento, que responderam ao Extended Objective Measure of the Ego Identity Status II (EOMEIS II), em aplicações individuais. Dados foram tratados de forma descritiva e inferencial pelas variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade, e tempo de acolhimento RESULTADOS: Houve prevalência do estado de difusão de identidade, em ambos os sexos, independentemente do tempo de escolarização, e a despeito do tempo de acolhimento. Houve diferença nos resultados considerando faixa etária (p=0,033). CONCLUSÃO: Os adolescentes mais velhos sinalizaram maiores prejuízos no desenvolvimento da identidade, com prevalência de estados mais negativos e imaturos de identidade, indicativos de despreparo para saída da instituição (aos 18 anos).

Keywords : identidade; adolescência; acolhimento institucional; estados de identidade; EOMEIS II.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License