SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Características de hábitos de sono entre adolescentes da cidade de Ribeirão Preto (SP)Nível de satisfação dos profissionais médicos quanto ao seu ambiente de trabalho em organização social de saúde de assistência ao sistema único de saúde do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

BRITO, Eduardo Sales; SCHOEN, Teresa Helena; MARTELETO, Márcia Regina Fumagalli  e  OLIVEIRA-MONTEIRO, Nancy Ramacciotti de. Estados de identidade de adolescentes em situação de acolhimento institucional. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.3, pp. 315-321. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.141279.

INTRODUÇÃO: O desenvolvimento de adolescentes que vivem fora do convívio familiar, por situação de acolhimento institucional, tem características peculiares nas interações estabelecidas em suas vidas cotidianas e na constituição de suas identidades. A teoria psicossocial de Erikson estuda o desenvolvimento da identidade observando a exploração e o compromisso. Os estados de identidade podem ser classificados em difusão, pré-fechamento, moratória e identidade estabelecida. OBJETIVO: Avaliar os estados de identidade de adolescentes que vivem em situação de acolhimento institucional. MÉTODO: Participaram 87 adolescentes (de 12 a 17 anos) em situação de acolhimento, que responderam ao Extended Objective Measure of the Ego Identity Status II (EOMEIS II), em aplicações individuais. Dados foram tratados de forma descritiva e inferencial pelas variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade, e tempo de acolhimento RESULTADOS: Houve prevalência do estado de difusão de identidade, em ambos os sexos, independentemente do tempo de escolarização, e a despeito do tempo de acolhimento. Houve diferença nos resultados considerando faixa etária (p=0,033). CONCLUSÃO: Os adolescentes mais velhos sinalizaram maiores prejuízos no desenvolvimento da identidade, com prevalência de estados mais negativos e imaturos de identidade, indicativos de despreparo para saída da instituição (aos 18 anos).

Palavras-chave : identidade; adolescência; acolhimento institucional; estados de identidade; EOMEIS II.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License