SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Síndrome do comer noturno e estados emocionais em estudantes universitáriosEtapas para decisão baseada na análise estatística índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

NASCIMENTO, Marcelo de Maio; PEREIRA, Luiz Gabriel Dantas; CORDEIRO, Phillipe Ramon Nogueira  e  ARAUJO, Luciana Márcia Gomes de. Comparação e concordância de critérios à classificação do IMC de idosas fisicamente ativas, residentes no Sertão Nordestino. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.3, pp. 342-349. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.128227.

INTRODUÇÃO: O estudo do estado nutricional de idosos merece atenção, visto que não existe um consenso sobre os critérios ideias à avaliação do Índice de Massa Corporal (IMC) dessa população. OBJETIVO: Avaliar o estado nutricional de idosas praticantes regulares de exercícios físicos, bem como comparar os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de Lipschitz à identificação do risco de saúde e examinar sua concordância. MÉTODO: Estudo transversal analítico descritivo, realizado com 76 idosas integrantes de grupos de exercícios físicos, em Petrolina-PE. O estado nutricional foi obtido pelo cálculo do IMC, conforme os critérios da OMS e Lipschitz. Utilizou-se a análise de Variância (ANOVA) para comparação das variáveis, seguida pelo post hoc de Tukey. A estatística de Kappa estabeleceu a concordância entre os critérios do IMC, o coeficiente de Spearman determinou a correlação entre o IMC e a medida da circunferência abdominal (CA). RESULTADOS: Idosas entre 60-79 anos foram classificadas, sobretudo, com excesso de peso pela OMS e eutróficas por Lipschitz. Octogenárias demonstraram eutrofia segundo o critério de Lipschitz, a OMS divergiu para este grupo entre magreza e eutrofia. Verificou-se concordância fraca entre ambos os critérios, Kappa (0,232, p=0,002) e forte correlação entre o IMC e a CA (r=0,722, p<0,001). CONCLUSÃO: Existiu divergência entre os critérios da OMS e Lipschitz. A OMS se mostrou mais sensíveis para identificar sobrepeso e obesidade e Lipschitz o peso normal e a desnutrição. A medida da CA foi mais competente para detectar o risco de saúde, principalmente, em idosas eutróficas.

Palavras-chave : idoso; IMC; circunferência abdominal; obesidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License