SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número3Comparação e concordância de critérios à classificação do IMC de idosas fisicamente ativas, residentes no Sertão Nordestino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

FIGUEIREDO, Francisco Winter dos Santos  e  ADAMI, Fernando. Etapas para decisão baseada na análise estatística. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2017, vol.27, n.3, pp. 350-352. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.141278.

Pesquisadores e estudantes em formação ficam inseguros quando precisam concluir suas pesquisas com base nos resultados encontrados. Entretanto, por vários fatores, acabam respondendo suas perguntas de pesquisas baseados principalmente nos valores de "p". Neste artigo, apresentamos um quadro para decisão baseada na análise estatística e descrevemos aspectos fundamentais para a decisão adequada. Além disso, também discutimos aspectos relacionados a construção da evidência científica, como por exemplo, como a pergunta de pesquisa e a análise estatística estão relacionadas. Por fim, desenvolvemos um quadro com o passo a passo para tomada de decisão baseada na análise estatística. Com esse artigo, pretendemos contribuir para o desenvolvimento das pesquisas e orientar os pesquisadores e estudantes no que diz respeito a esse tema tão importante e negligenciado.

Palavras-chave : bioestatística; pesquisa científica; análise estatística.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License