SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Recém-nascidos com sepse por Estafilococos aureus e coagulasa-negativo tratados com Vancomicina, após aumento do nível sérico no vale índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SORPRESO, Isabel Cristina Esposito  e  KELLY, Patricia Jane. HPV vacina: conhecer e aceitar para assegurar a eficácia. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.1, pp. 5-8. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.143887.

As novas tecnologias em vacina contra doenças transmissíveis e não transmissíveis como o câncer, tiveram impacto na saúde pública internacional, especificamente a vacina para o papiloma vírus humano (HPV) utilizada em larga escala nos programas de imunização em mais de 58 países, com resultados de eficácia e segurança para lesões precursoras do câncer de colo do útero além de lesões anogenitais. Após a introdução em território Nacional da vacina quadrivalente para o HPV (6,11,16 e 18) desde 2014, ressalta-se a importância do monitoramento da cobertura vacinal e o desenvolvimento de estudos de prevalência de HPV em logo prazo, de incidência de anormalidades cervicais e lesões pré-cancerosas bem como de tendência de morbimortalidade por câncer in situ e invasivo. O incentivo às informações, aconselhamento e educação continuada é recomendado como uma estratégia para ampliar a aceitação da vacina a fim de sedimentar sua implantação e assegurar a eficácia na redução dos novos casos de câncer de colo do útero para o futuro.

Palavras-chave : HPV; vacinas contra papillomavirus; vacina quadrivalente recombinante contra HPV tipos 6, 11, 16, 18; neoplasias do colo do útero.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License