SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1HPV vaccine: knowledge and acceptance to ensure effectivenessGrowth and biochemical markers of preterm newborns up to six months of corrected age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

OKASAKI, Rosane; CARVALHO, Werther Brunow de  and  CECCON, Maria Esther Jurfest Rivero. Recém-nascidos com sepse por Estafilococos aureus e coagulasa-negativo tratados com Vancomicina, após aumento do nível sérico no vale. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.1, pp. 9-17. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.143846.

INTRODUÇÃO: A vancomicina é um antibiótico glicopeptídico considerado padrão-ouro no tratamento de infecções por estafilococos resistentes à oxacilina. OBJETIVO: Analisar a concentração do nível sérico no vale (uma hora antes da próxima administração da dose do medicamento) de vancomicina em recém-nascidos com infecção por Staphylococcus aureus ou coagulase- negativa resistente à Oxacilina. MÉTODO: Trata-se de estudo experimental e com coleta de dados entre os anos de 2001 e 2016. Foram selecionados randomicamente 30 pacientes que tinham como diagnóstico sepse por Staphylococcus aureus e coagulase-negativa e fizeram uso da vancomicina como forma de tratamento e tiveram seus níveis séricos coletados e registrados nos prontuários. RESULTADOS: Dos 30 pacientes incluídos no presente estudo, 80% eram pré-termos. Dentre todos os recém-nascidos as médias das concentrações séricas no vale da vancomicina foram de 40% adequadas, 13,34% abaixo do esperado e 46,67% acima dos valores de referência. Em 7 µpacientes (23,34%) o primeiro nível sérico no vale da vancomicina coletado foram adequados, porém em 9 (30%) e 14 (46,67%) a concentração sérica no vale foi, respectivamente, abaixo e acima dos valores corretos. Após a mudança de dose daqueles que não obtiveram níveis adequados, apenas 3 dos 14 pacientes em que a primeira dose não fora adequada tiveram uma média de nível sérico total dentro do esperado, enquanto os 11 restantes permaneceram com níveis elevados, os quais causam grandes preocupações devido ao fato de além de não estar sendo tratada a infecção, o nível sérico elevado acarreta em problemas nefrotóxicos e ototóxicos. O monitoramento dos níveis séricos no vale da vancomicina é de grande importância, pois minimiza os efeitos nefrotóxicos, assim aumentando a eficácia do medicamento. O ajuste posológico da vancomicina em pacientes em estado grave internados em uma Unidade de Terapia Intensiva é importante e necessita de mais estudos referentes à essa área, assim como o trabalho de um corpo multidisciplinar torna o tratamento melhor e mais específico. CONCLUSÃO: As concentrações dos níveis séricos no vale de vancomicina em pacientes internados em Unidade de cuidados intensivos neonatais de Hospital de Referencia da América Latina entre 10 e 15 µg/mL para serem bactericidas no entanto não é o que observamos nesta pesquisa.

Keywords : vancomicina; monitorização terapêutica; níveis séricos no vale; unidade de terapia intensiva neonatal; recém-nascidos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License