SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Recém-nascidos com sepse por Estafilococos aureus e coagulasa-negativo tratados com Vancomicina, após aumento do nível sérico no valeCaracterísticas do desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes filhos de mães que fizeram uso de drogas durante a gestação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

BARRETO, Grasiely Masotti Scalabrin et al. Crescimento e marcadores bioquímicos de recém-nascidos prematuros até os seis meses de idade corrigida. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.1, pp. 18-26. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.138687.

INTRODUÇÃO: Com os avanços nas últimas décadas na medicina materno-fetal e neonatal, observa-se maior sobrevida de crianças prematuras com peso de nascimento e idade gestacional progressivamente menores, elevando riscos de morbidades futuras. Dentre as quais, alterações do crescimento e no metabolismo dessas crianças. OBJETIVO: Analisar a evolução do crescimento e o perfil metabólico de uma coorte de prematuros do nascimento aos seis meses de idade corrigida. MÉTODO: Estudo de descritivo, prospectivo, amostra de 107 mães e 115 recém-nascidos prematuros, ao nascimento e 72 lactentes prematuros e 68 mães ao término do seguimento. Crescimento (peso corporal, estatura, perímetro cefálico) avaliado em seis momentos. Concentrações plasmáticas de colesterol, triglicerídeos, glicose e insulina dos prematuros avaliadas em três períodos, do nascimento aos seis meses de Idade Corrigida (IC). Análise da comparação da amostra inicial com amostra que finalizou o seguimento mediante testes da família qui quadrado. Para a avaliação do crescimento ao longo dos seis meses, a análise ocorreu por meio de delineamento de medidas repetidas. RESULTADOS: Variáveis sociodemográficas e perfil bioquímico materno sem diferenças estatísticas entre mães da amostra inicial e aquelas que finalizaram o seguimento. Crescimento linear dos prema turos da alta aos seis meses de IC, contudo sem recuperação do crescimento. Concentrações plasmáticas de triglicerídeos (nascimento=48,1; 6 meses=151,1) e colesterol (nascimento=82,7; 6 meses=139,9), aumentaram no decorrer das avaliações. Glicemia permaneceu estável (nascimento=80,4; 6 meses=83,3) e insulina reduziu de 11,0, para 4,2). CONCLUSÃO: O crescimento dos recém-nascidos prematuros, apesar de linear, inferior ao esperado para idade. Perfil lipídico apresentou curva ascendente desde o nascimento.

Palavras-chave : recém-nascido prematuro; crescimento; lipídeos; glicose; insulina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License