SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Growth and biochemical markers of preterm newborns up to six months of corrected ageNeuropsychomotor development and auditory skills in preschool children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

LIMA, Roberta Elian de et al. Características do desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes filhos de mães que fizeram uso de drogas durante a gestação. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.1, pp. 27-34. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.134374.

INTRODUÇÃO: O uso de drogas de abuso durante a gestação, em decorrência dos seus efeitos deletérios à saúde do lactante, pode acarretar implicações clínicas para o desenvolvimento neuropsicomotor OBJETIVO: Analisar as características do desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes filhos de mães usuárias de drogas de abuso na gestação. MÉTODO: Estudo retrospectivo transversal, que analisou 51 prontuários de lactentes nascidos com peso inferior a 1500 gramas, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU), entre janeiro de 2014 a dezembro de 2015. A avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor foi realizada por meio do teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II aos 6 ou 9 meses de idade corrigida. A análise estatística incluiu variáveis quantitativas que foram descritas por meio de médias, medianas e desvios-padrão e grupos comparados pelo teste t ou Mann-Whitney. As associações das variáveis qualitativas foram avaliadas por meio do teste de razão de verossimilhança. RESULTADOS: Dos 51 prontuários analisados, 39,2% pertenciam ao grupo de filhos de mães usuárias de drogas de abuso e 60,8% ao grupo de filhos de mães não usuárias. O desenvolvimento neuropsicomotor foi predominantemente anormal e com diferença significante na classificação geral de desempenho (p<0,001) e, especificamente, na área motor grosseira (p=0,003) do grupo de lactentes filhos de mães usuárias de drogas de abuso. CONCLUSÃO: Lactentes filhos de mães usuárias de drogas de abuso apresentaram maior atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Keywords : drogas Ilícitas; lactentes; desenvolvimento infantil; gestantes.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License