SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Crescimento e marcadores bioquímicos de recém-nascidos prematuros até os seis meses de idade corrigidaDesenvolvimento neuropsicomotor e das habilidades auditivas em pré-escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

LIMA, Roberta Elian de et al. Características do desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes filhos de mães que fizeram uso de drogas durante a gestação. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.1, pp. 27-34. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.134374.

INTRODUÇÃO: O uso de drogas de abuso durante a gestação, em decorrência dos seus efeitos deletérios à saúde do lactante, pode acarretar implicações clínicas para o desenvolvimento neuropsicomotor OBJETIVO: Analisar as características do desenvolvimento neuropsicomotor de lactentes filhos de mães usuárias de drogas de abuso na gestação. MÉTODO: Estudo retrospectivo transversal, que analisou 51 prontuários de lactentes nascidos com peso inferior a 1500 gramas, no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU), entre janeiro de 2014 a dezembro de 2015. A avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor foi realizada por meio do teste de Triagem do Desenvolvimento Denver II aos 6 ou 9 meses de idade corrigida. A análise estatística incluiu variáveis quantitativas que foram descritas por meio de médias, medianas e desvios-padrão e grupos comparados pelo teste t ou Mann-Whitney. As associações das variáveis qualitativas foram avaliadas por meio do teste de razão de verossimilhança. RESULTADOS: Dos 51 prontuários analisados, 39,2% pertenciam ao grupo de filhos de mães usuárias de drogas de abuso e 60,8% ao grupo de filhos de mães não usuárias. O desenvolvimento neuropsicomotor foi predominantemente anormal e com diferença significante na classificação geral de desempenho (p<0,001) e, especificamente, na área motor grosseira (p=0,003) do grupo de lactentes filhos de mães usuárias de drogas de abuso. CONCLUSÃO: Lactentes filhos de mães usuárias de drogas de abuso apresentaram maior atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Palavras-chave : drogas Ilícitas; lactentes; desenvolvimento infantil; gestantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License