SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue1Neuropsychomotor development and auditory skills in preschool childrenEvaluation of postural control in children and adolescents with down syndrome aged eight to twelve years old author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

PINTO, Vanessa Carla Monteiro et al. Estágios maturacionais: comparação de indicadores de crescimento e capacidade física em adolescentes. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.1, pp. 42-49. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.127411.

INTRODUÇÃO: A identificação da capacidade física se apresenta como importante marcador relacionado ao comportamento saudável durante a infância e adolescência, no qual alguns fatores aparentam contribuir para o desempenho motor como a maturação e níveis hormonais. OBJETIVO: Comparar indicadores de crescimento, capacidades físicas e marcadores hormonais de acordo com o sexo e estágio maturacional em adolescentes. MÉTODO: Participaram do estudo 89 adolescentes de ambos os sexos de 10 a 13 anos. Foram avaliados a maturação sexual, obtida através do método de autoavaliação de Tanner, capacidades físicas (força explosiva de membros superiores e inferiores, velocidade de membros superiores e agilidade) e marcadores hormonais (testosterona e estradiol) através do método de quimiluminescência. RESULTADOS: Na comparação pelo sexo, as meninas obtiveram maiores valores para o peso (p=0,023), estatura (p=0,018) e percentual de gordura (p=0,001), enquanto que os meninos apresentaram melhor rendimento motor para a força explosiva de membros superiores (p=0,005) e inferiores (p=0,011), agilidade (0,018) e velocidade de membros superiores (p=0,014). Em relação ao estágio maturacional os meninos não apresentaram diferenças em nenhuma variável analisada; enquanto as meninas em estágio maturacional mais avançado apresentaram maiores valores para o peso (estágio V versus I), estatura (estágio III, IV e V versus I) e força explosiva de membros superiores (estágio III e IV versus I). CONCLUSÃO: Os indicadores de crescimento, peso e estatura, bem como a força explosiva de membros superiores foram mais elevados nas meninas em estágios maturacionais mais avançados e parecem ser dependentes do sexo.

Keywords : testosterona; estradiol; força muscular; aptidão física.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License