SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Desenvolvimento neuropsicomotor e das habilidades auditivas em pré-escolaresAvaliação do controle postural em crianças e adolescentes com síndrome de down na faixa etária entre oito e doze anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

PINTO, Vanessa Carla Monteiro et al. Estágios maturacionais: comparação de indicadores de crescimento e capacidade física em adolescentes. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.1, pp. 42-49. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.127411.

INTRODUÇÃO: A identificação da capacidade física se apresenta como importante marcador relacionado ao comportamento saudável durante a infância e adolescência, no qual alguns fatores aparentam contribuir para o desempenho motor como a maturação e níveis hormonais. OBJETIVO: Comparar indicadores de crescimento, capacidades físicas e marcadores hormonais de acordo com o sexo e estágio maturacional em adolescentes. MÉTODO: Participaram do estudo 89 adolescentes de ambos os sexos de 10 a 13 anos. Foram avaliados a maturação sexual, obtida através do método de autoavaliação de Tanner, capacidades físicas (força explosiva de membros superiores e inferiores, velocidade de membros superiores e agilidade) e marcadores hormonais (testosterona e estradiol) através do método de quimiluminescência. RESULTADOS: Na comparação pelo sexo, as meninas obtiveram maiores valores para o peso (p=0,023), estatura (p=0,018) e percentual de gordura (p=0,001), enquanto que os meninos apresentaram melhor rendimento motor para a força explosiva de membros superiores (p=0,005) e inferiores (p=0,011), agilidade (0,018) e velocidade de membros superiores (p=0,014). Em relação ao estágio maturacional os meninos não apresentaram diferenças em nenhuma variável analisada; enquanto as meninas em estágio maturacional mais avançado apresentaram maiores valores para o peso (estágio V versus I), estatura (estágio III, IV e V versus I) e força explosiva de membros superiores (estágio III e IV versus I). CONCLUSÃO: Os indicadores de crescimento, peso e estatura, bem como a força explosiva de membros superiores foram mais elevados nas meninas em estágios maturacionais mais avançados e parecem ser dependentes do sexo.

Palavras-chave : testosterona; estradiol; força muscular; aptidão física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License