SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número1Conhecimento e aceitabilidade da vacina para o HPV entre adolescentes, pais e profissionais de saúde: elaboração de constructo para coleta e composição de banco de dadosPerspectivas jurídicas da interrupção da gravidez com infecção pelo vírus zika a partir das consequencias médicas, emocionais e sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

BESSA, Andréa Ramos da Silva et al. Atenção ao parto e pós-parto no município de Rio Branco- Acre, Brasil: inquérito de base populacional. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.1, pp. 69-76. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.118010.

INTRODUÇÃO: A maternidade pode estar associada a riscos para a saúde da mulher e da criança, de forma que uma assistência especializada durante a gravidez, parto e puerpério contribuem para minimizar as complicações para o binômio mãe-bebê. OBJETIVO: Analisar as características do parto e pós-parto em Rio Branco em relação aos aspectos demográficos, sociais e reprodutivos. MÉTODO: Estudo transversal de base populacional realizado durante 2007-2008 através de amostragem populacional por conglomerados em duas etapas (setores censitários e domicílios), sendo entrevistadas 552 mães de crianças de zero a cinco anos. RESULTADOS: Das 552 mães entrevistadas, a maioria era constituída por multíparas (79,6%). Cerca de 70% das gestações ocorreram em menores de 20 anos de idade. A prevalência de cesarianas foi de 38,4% nas mães da zona urbana e de 28,5% nas que moravam na zona rural, sendo maior nas mulheres assistidas em instituições privadas, que se auto definiram como de cor branca e com maior nível educacional. Quanto às complicações do período puerperal as mulheres que foram submetidas a partos cesáreas apresentaram uma maior prevalência de hipertensão (71,1%), sendo observada uma razão de prevalência ajustada de 3,90 (IC 95%: 2,00-7,61) CONCLUSÃO: O alto índice de gestação na adolescência e a hipertensão arterial sendo a principal complicação no pós-parto cesárea, dados que merecem atenção e que devem ser observados na assistência prestada no município de Rio Branco.

Palavras-chave : parto normal; cesárea; período pós-parto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License