SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Características do uso de medicamentos durante a lactação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

LUCENA, Kerle Dayana Tavares de  y  TRISTAN-CHEEVER, Elisa. Gênero e violência: contribuições para o debate. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.2, pp. 109-112. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.147315.

O termo gênero é definido como a construção social do sexo, diferenciando-se da variável "sexo" porque esta tem como referência à dimensão biológica da caracterização anatomofisiológica dos seres humanos, reconhecida como essencial e inata na determinação das distinções entre homens e mulheres. A violência de gênero, caracteriza-se como um fenômeno de múltiplas determinações em que se define qualquer ato baseado nas relações de gênero, que resulte em danos físicos e psicológicos ou sofrimento . Refere-se à hierarquia de poder, desejos de dominação e aniquilamento do outro e que pode ser utilizada algumas vezes, conscientemente, nas relações conjugais como mecanismo para subordinação . Compreender como a violência ocorre a partir das relações de gênero é essencial para que seja possível enfrentar esse fenômeno. Nessa perspectiva, o Journal of Human Growth and Development tem proporcionado um amplo debate acerca da temática, contribuindo para a tomada de decisão no tocante ao combate à violência de gênero.

Palabras clave : identidade de gênero; conhecimento; violência.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License