SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue2Characteristics of medication use during lactationSociodemographic factors and overweight in children participating in a government program for fortified milk distribution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

HINNIG, Patrícia de Fragas; PRADO, Barbara Grassi  and  LATORRE, Maria do Rosário Dias de Oliveira. Validade e reprodutibilidade de um questionário de frequência alimentar para crianças. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.2, pp. 120-128. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.147217.

INTRODUÇÃO: Um Questionário de Frequência Alimentar Quantitativo (QUEFAC) foi construído por Hinnig et al. para avaliar a dieta habitual de crianças de 7 a 10 anos, uma vez que os desenvolvidos para adultos podem superestimar o consumo de crianças. Porém, precisa ser testado quanto sua validade e reprodutibilidade para se afirmar que o instrumento apresenta qualidade reconhecida. OBJETIVO: Avaliar a reprodutibilidade e a validade do QUEFAC em crianças de 7 a 10 anos. MÉTODO: A reprodutibilidade foi realizada com 89 crianças que responderam a dois QUEFAC's. A validade foi realizada com 167 crianças que responderam a três Recordatórios de 24 horas (método de referência) e a um QUEFAC. Para avaliação, utilizaram-se o teste t pareado e Wilcoxon, os coeficientes de correlação intraclasse e Kappa ponderado e análise dos gráficos de Bland-Altman RESULTADOS: Para reprodutibilidade, observou-se diferença de médias para todos os nutrientes investigados, os coeficientes de correlação variaram de 0,12 a 0,54 e os valores de Kappa de 0,01 a 0,39. Na validade, observou-se diferença de média para todos os nutrientes, com exceção da energia e zinco, os coeficientes de correlação variaram de 0 a 0,37, valores de Kappa de 0 a 0,27 e gráficos de Bland-Altman mostraram distribuição aleatória para a maioria dos nutrientes investigados. CONCLUSÃO: O QUEFAC não se mostrou válido para avaliação da dieta habitual dos últimos três meses em crianças de 7 a 10 anos em São Paulo e apresentou moderada reprodutibilidade para energia, proteínas, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e vitamina B2.

Keywords : consumo de alimentos; criança; questionários; validade dos testes; reprodutibilidade dos testes; avaliação nutricional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License