SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Características do uso de medicamentos durante a lactaçãoFatores sociodemográficos e excesso de peso em crianças participantes de programa governamental de distribuição de leite fortificado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Human Growth and Development

versión impresa ISSN 0104-1282versión On-line ISSN 2175-3598

Resumen

HINNIG, Patrícia de Fragas; PRADO, Barbara Grassi  y  LATORRE, Maria do Rosário Dias de Oliveira. Validade e reprodutibilidade de um questionário de frequência alimentar para crianças. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.2, pp. 120-128. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.147217.

INTRODUÇÃO: Um Questionário de Frequência Alimentar Quantitativo (QUEFAC) foi construído por Hinnig et al. para avaliar a dieta habitual de crianças de 7 a 10 anos, uma vez que os desenvolvidos para adultos podem superestimar o consumo de crianças. Porém, precisa ser testado quanto sua validade e reprodutibilidade para se afirmar que o instrumento apresenta qualidade reconhecida. OBJETIVO: Avaliar a reprodutibilidade e a validade do QUEFAC em crianças de 7 a 10 anos. MÉTODO: A reprodutibilidade foi realizada com 89 crianças que responderam a dois QUEFAC's. A validade foi realizada com 167 crianças que responderam a três Recordatórios de 24 horas (método de referência) e a um QUEFAC. Para avaliação, utilizaram-se o teste t pareado e Wilcoxon, os coeficientes de correlação intraclasse e Kappa ponderado e análise dos gráficos de Bland-Altman RESULTADOS: Para reprodutibilidade, observou-se diferença de médias para todos os nutrientes investigados, os coeficientes de correlação variaram de 0,12 a 0,54 e os valores de Kappa de 0,01 a 0,39. Na validade, observou-se diferença de média para todos os nutrientes, com exceção da energia e zinco, os coeficientes de correlação variaram de 0 a 0,37, valores de Kappa de 0 a 0,27 e gráficos de Bland-Altman mostraram distribuição aleatória para a maioria dos nutrientes investigados. CONCLUSÃO: O QUEFAC não se mostrou válido para avaliação da dieta habitual dos últimos três meses em crianças de 7 a 10 anos em São Paulo e apresentou moderada reprodutibilidade para energia, proteínas, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e vitamina B2.

Palabras clave : consumo de alimentos; criança; questionários; validade dos testes; reprodutibilidade dos testes; avaliação nutricional.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License