SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Funcionalidade e qualidade de vida de crianças com deficiênciaPrograma saúde na escola: dos processos formativos aos cenários de práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

PUCCIA, Maria Inês Rosselli; MAMEDE, Marli Villela  e  SOUZA, Luiz de. Violência por parceiro íntimo e morbidade maternal grave entre gestantes e puérperas em São Paulo, Brasil. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.2, pp. 165-174. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.147218.

Este artigo investigou a associação entre violência por parceiro íntimo (IPV) durante a gravidez atual e morbidade materna grave entre gestantes e puérperas atendidas em maternidades públicas na Grande São Paulo, Brasil. Um total de 109 mulheres que desenvolveram Morbidade materna grave foi selecionado de acordo com os critérios adotados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Outras 337 mulheres que não apresentaram nenhuma intercorrência clínica, laboratorial ou de manejo durante a gestação atual e puerpério, foram selecionadas para o grupo controle. As participantes foram submetidas à investigação retrospectiva de IPV utilizando-se um instrumento adaptado do WHO Multi-country Study on Women's Health and Domestic Violence against Women, aplicado entre Novembro 2010 e Junho 2011. A relação entre a variável resposta (Morbidade materna grave) e a variável exposição (IPV) ajustadas para as demais variáveis independentes, foram avaliadas através de proporções, teste chi-quadrado, teste exato de Fischer e regressão logística múltipla. A prevalência de 12.6% (IC:9,5-15,7) para violência psicológica, 7.6% (IC:5,1-10,1) para violência física e 1.6% (IC:0,4-2,8) para violência sexual foi observada durante a gravidez atual em ambos os grupos de casos e controles. Embora não tenha sido identificada significância estatística entre exposição a IPV durante a gravidez atual e ocorrência de Morbidade materna grave (p>0,264), foram verificados fatores associados com condições sociodemográficas e reprodutivas desfavoráveis entre as mulheres expostas a IPV e entre aquelas que desenvolveram Morbidade materna grave. O monitoramento sistemático da Morbidade materna grave e o rastreamento rotineiro para IPV entre gestantes são importantes medidas para reduzir a morbimortalidade materna e para qualificar os serviços de atenção à saúde reprodutiva.

Palavras-chave : violência por parceiro íntimo; mulheres maltratadas; morbidade materna grave; complicações na gravidez; saúde materna.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License