SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número2Corpo, cultura e significado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ADAMS, Kim; ENCARNACAO, Pedro; RIOS-RINCON, Adriana M.  e  COOK, Al M.. A inteligência artificial será uma bênção ou preocupação em robôs assistivos para brincar?. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.2, pp. 213-218. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.147242.

Os avanços recentes e popularidade da Inteligência Artificial (IA) oferecem possibilidades animadoras para melhorar a tecnologia, mas, também, trazem preocupação. Neste artigo, usamos nossa pesquisa para apresentar os benefícios potenciais do uso da IA em tecnologia assistiva para crianças com deficiências brincarem e examinar possíveis preocupações éticas em torno dos dados exigidos pelos algoritmos de IA. Uma vez que o brincar é um fator chave no bem-estar infantil e no desenvolvimento cognitivo, as incapacidades secundárias podem surgir como consequência de deficiências motoras. Robôs assistivos para manipulação aumentativa podem ser fundamentais para proporcionar às crianças com deficiência física oportunidades de brincar, mas precisamos adotar uma abordagem baseada em princípios e centrada no usuário para inovações técnicas.

Palavras-chave : inteligência artificial; machine learning; robôs assistivos; manipulação aumentativa; brincar; crianças com deficiências.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License