SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Desigualdades na saúde: desafios, oportunidades e o que você pode fazer sobre isso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ELMUSHARAF, Khalifa; DABOIN, Blanca Elena Guerrero  e  CROCETTA, Tania Brusque. Sabemos realmente quem é deixado para trás e quem corre o risco de ficar para trás?. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.3, pp. 218-222. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.152135.

Há evidências para mostrar a importância dos primeiros 1000 dias de vida para a sobrevivência e o desenvolvimento da criança e dos próximos 8000 dias para a criança atingir a idade adulta. Entretanto, o local de residência, o status socioeconômico, a discriminação e as desigualdades dentro e entre os países contribuem para a mortalidade precoce e morbidades significativas para as mães e seus filhos, particularmente em ambientes com recursos limitados, sendo que muitas crianças, adolescentes e suas famílias estão em situação de vulnerabilidade. Como contribuição ao campo da saúde pública, o Journal of Human Growth and Development (JHGD) tem promovido discussões acerca das questões de saúde pública relacionadas às desigualdades e direito à saúde. Nesta edição, os artigos geram debate em torno da dignidade humana e das disparidades de saúde. Diversos artigos discutem a veracidade das questões de saúde, particularmente na região amazônica e nordeste. Além de saúde escolar, que também foi discutida nesta edição. Três estudos foram conduzidos em escolas do Rio Grande do Sul, Brasil. Pesquisas indicam que muitas crianças e adolescentes são negligenciados. Estamos perdendo muitas oportunidades para preencher a lacuna da desigualdade. Ações precisam ser tomadas agora para garantir que ninguém seja deixado para trás.

Palavras-chave : desigualdades em saúde; saúde infantil; saúde do adolescente; atenção primária à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License