SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Sabemos realmente quem é deixado para trás e quem corre o risco de ficar para trás?Análise do efeito dos fatores ambientais sobre o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em comunidade amazônica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ATRASH, Hani K.. Desigualdades na saúde: desafios, oportunidades e o que você pode fazer sobre isso. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.3, pp. 223-231. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.152156.

Disparidades raciais nos resultados de saúde, acesso a cuidados de saúde, cobertura de seguro e qualidade de atendimento nos Estados Unidos existem há muitos anos. O desenvolvimento e a implementação de estratégias efetivas para reduzir ou eliminar as disparidades de saúde são dificultadas pela nossa incapacidade de avaliar com precisão a extensão e os tipos de disparidades de saúde devido à disponibilidade limitada de informações específicas de raça / etnia, confiabilidade limitada dos dados e informações existentes. e a crescente diversidade da população americana. Variações na classificação racial e étnica usadas para coletar dados dificultam a obtenção de índices confiáveis e precisos de indicadores de saúde e, em alguns casos, causam viés na estimativa de medidas de saúde específicas de raça / etnia. Em 1978, o Escritório de Administração e Orçamento (OMB) publicou a "Diretriz 15" intitulada "Normas Raciais e Étnicas para Estatísticas Federais e Relatórios Administrativos" e forneceu um conjunto de diretrizes claras para classificar as pessoas por raça e etnia. O acesso a cuidados de saúde, factores comportamentais e psicossociais, bem como diferenças culturais, contribuem para as variações raciais e étnicas que existem na saúde de uma pessoa. Para ajudar a eliminar as disparidades de saúde, devemos garantir a igualdade de acesso aos serviços de saúde, bem como a qualidade do atendimento. Os prestadores de cuidados de saúde devem tornar-se culturalmente competentes e compreender as diferenças existentes entre as pessoas que servem para eliminar as disparidades. O aprimoramento dos sistemas de coleta de dados é essencial para desenvolver e implementar intervenções direcionadas para lidar com problemas específicos da população. O desenvolvimento de programas abrangentes e multiníveis para eliminar as disparidades na atenção à saúde exige coordenação e colaboração entre os setores público, privado e profissional (departamentos de saúde locais, estaduais e federais), privados (empresas de seguro-saúde, provedores privados de saúde) e profissionais (médicos e enfermeiros), farmacêuticos, laboratórios, etc).

Palavras-chave : seguro de saúde; profissionais; prestadores de cuidados de saúde privados.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License