SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue3Health Disparities: Challenges, Opportunities, and What You Can Do About ItRelationship between food consumption, nutritional status and school performance author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

PANTOJA, Ana Paula Pureza; SOUZA, Givago da Silva; NUNES, Erica Feio Carneiro  and  PONTES, Lucieny da Silva. Análise do efeito dos fatores ambientais sobre o desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em comunidade amazônica. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.3, pp. 232-239. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.152158.

INTRODUÇÃO: É Os primeiros anos da vida de uma criança são marcados por um importante desenvolvimento, além da alta sensibilidade às influências ambientais, como condições de pobreza e moradia e qualidade e estrutura familiar. Desta forma, a identificação de fatores de riscos ambientais e atrasos do desenvolvimento neuropsicomotor, somada a intervenção precoce, são essenciais para um desenvolvimento saudável.OBJETIVO: Analisar o efeito dos fatores ambientais no desenvolvimento neuropsicomotor de crianças em comunidade Amazônica.MÉTODO: Estudo quali-quantitativo do tipo transversal e analítico, realizado com 50 crianças entre 24 e 36 meses de idade, de ambos os sexos, residindo em uma comunidade Amazônica. Foram utilizados um questionário socioeconômico-ambiental, o Infant/Toddler (IT) HOME Inventory, para analisar a qualidade do ambiente familiar e o Teste de Triagem de Denver II, para triagem do desenvolvimento neuropsicomotor, e a análise descritiva dos dados foi feita utilizando o cálculo das médias e desvios padrão.RESULTADOS: O estudo constatou que a maioria significativa das crianças apresentou o desenvolvimento neuropsicomotor normal, no entanto, das crianças classificadas com atraso, a variável de maior impacto no desenvolvimento foi a qualidade do ambiente familiar, que por sua vez sofreu influência da classe econômica inferior, falta de tratamento da água, ausência de energia elétrica e banheiro tipo externo.CONCLUSÃO: Os fatores ambientais não foram significativos perante o desenvolvimento neuropsicomotor das crianças ribeirinhas da comunidade amazônica.

Keywords : desenvolvimento neuropsicomotor; meio ambiente; relações familiares; vulnerabilidade social.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License