SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Impacto da cárie dentária não tratada na saúde de adolescentes de municípios do interior do Rio Grande do SulNutrir resiliência: a "magia comum" da vida cotidiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

CARVALHO, Amanda Pacheco de; FRANCA, Carolina da  e  DE MENEZES, Valdenice Aparecida. Physical violence and alcohol drinking consumption among teenagers. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.3, pp. 273-277. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.152172.

INTRODUÇÃO: A adolescência é um período de transição, compreendido entre a infância e a vida adulta marcado por alterações biológicas, psicológicas e sociais. Essas alterações caracterizam as situações de vulnerabilidade as quais esses indivíduos estão expostos. OBJETIVO: Analisar a existência de associação entre o consumo de bebidas alcoólicas e envolvimento em situações de violência física entre adolescentes escolares do município de Olinda, PE MÉTODO: Trata-se de um estudo piloto, do tipo transversal, realizado com adolescentes matriculados no ensino médio. O questionário Youth Risk Behavior Survey foi aplicado em sala de aula e foram adotadas questões referentes aos módulos consumo de bebidas alcoólicas, violência e dados socioeconômicos. Para análise de associação foi utilizado o teste Qui-quadrado de Pearson ou o teste de Exato de Fisher quando os parametros de utilização do Qui-quadrado não eram atendidos. RESULTADOS: O envolvimento em luta corporal esteve associado ao sexo masculino (p=0,001), ao consumo de álcool nos ultimos trinta dias (p=0,019), ao binge drinking (p=0,022) e a maior escolaridade materna (p=0,037). CONCLUSÃO: Houve associação entre o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes e o envolvimento em brigas. Esses resultados são um indício da vulnerabilidade a qual a esta população está exposta e faz um alerta à necessidade de estudos que aprofundem a temática abordada.

Palavras-chave : consumo de bebidas alcoólicas; violência; adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License