SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Complex measurements of heart rate variability in obese youths: distinguishing autonomic dysfunctionQualidade de vida e Síndrome Metabólica em comunidades Quilombolas brasileiras: Estudo Transversal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SILVA, Glauco M. da et al. Avaliação da cultura de segurança do paciente na Amazônia Ocidental. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.3, pp. 307-315. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.152192.

INTRODUÇÃO: A cultura de segurança do paciente é fator contribuinte para a manutenção do bem-estar do usuário no sistema de saúde, pois por meio dela obtém-se uma sistematização organizada e de qualidade do cuidado ao paciente, prevenindo possíveis intercorrências que possam trazer danos. OBJETIVO: Analisar a Cultura de Segurança do Paciente (CSP) na perspectiva dos profissionais de saúde no Hospital de Referência do Alto Rio Juruá, na Amazônia Ocidental Brasileira. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal desenvolvido em um hospital público de médio porte em um município da Amazônia Ocidental. O questionário Hospital Survey on Patient Safety Culture, da Agency for Healthcare Research and Quality foi aplicado em 280 profissionais, no período dezembro de 2016 a fevereiro de 2017. Foi realizada a análise descritiva dos dados e a consistência interna do instrumento. RESULTADOS: Os resultados apontam as melhores avaliações nas dimensões de Trabalho em equipe nos âmbitos das unidades (60%) e Aprendizado organizacional (60%). Os aspectos com os piores resultados foram as dimensões de Respostas não punitivas aos erros (18%) e Frequência de eventos relatados (32%). A análise de confiabilidade interna (Alpha de Cronbach) das dimensões variou entre 0,35 a 0,90. CONCLUSÃO: A cultura do medo parece predominar nesse hospital, contudo o estudo demonstrou que há possibilidades de melhoria em todas as dimensões da CSP. Os valores do Alpha de Cronbach apresentaram semelhança com os resultados obtidos pelo processo de validação.

Palavras-chave : cultura organizacional; segurança do paciente; gestão da segurança; qualidade da assistência à saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License