SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Retrospective study of the epidemiological overview of the transmission of Chagas disease in the State of Acre, South-Western Amazonia, from 2009 to 2016Descrição de padrão atípico de gemelares com Zika congênita presumida e sem microcefalia - Relato de Caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SANTANA, Fábia Maria de et al. Avaliação do desempenho das ações e serviços de controle da Tuberculose pela estratégia saúde da família. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.3, pp. 337-347. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.152194.

INTRODUÇÃO: A atenção básica é resultado do desenvolvimento e consolidação do SUS através do programa de Estratégia Saúde da Família. Diante do quadro de persistência da tuberculose em vários municípios do País, o Ministério da Saúde (MS) estabeleceu o Plano Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT) cujas metas eram integrar 100% dos municípios brasileiros na luta contra a doença. OBJETIVO: Avaliar o desempenho das ações e serviços de controle da tuberculose (TB) da Estratégia Saúde da Família no município de Salgueiro-PE. MÉTODO: Trata-se de estudo transversal, quantitativo e descritivo de inquérito que avaliou serviços de saúde na cidade de Salgueiro-PE, envolvendo 40 participantes. Os dados foram coletados através de questionário com perguntas específicas para cada componente organizacional essencial da atenção básica para as ações de controle da TB, além de perguntas sobre o perfil do paciente, informações clínicas epidemiológicas e estado atual de saúde. A fim de conhecer as políticas realizadas no controle da TB no município em estudo, foi também elaborado um roteiro com perguntas direcionadas ao gestor. RESULTADOS: Houve predominância do sexo masculino com 28 (70%), com ensino fundamental incompleto 15 (37,5%) e com faixa etária de 34 a 59 anos de idade. Quanto ao local do diagnóstico, o hospital teve maior prevalência de casos diagnosticados com tuberculose com 62,5%, os que realizavam tratamento supervisionado foram 85,0%. As médias das ações avaliadas demonstraram que o município de Salgueiro-PE não desenvolve ações de educação em saúde e busca ativa de sintomáticos respiratórios, obtendo médias favoráveis apenas para realização da baciloscopia de diagnóstico, consultas mensais de controle e acompanhamento medicamentoso. CONCLUSÃO: Houve fragilidades no desempenho das ações e serviços pela estratégia saúde da família no munícipio de Salgueiro, com prejuízos ao controle e ao tratamento, sendo necessário o fortalecimento das ações e serviços no combate à doença.

Palavras-chave : Tuberculose; atenção primária à saúde; avaliação dos serviços de saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License