SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número3Descrição de padrão atípico de gemelares com Zika congênita presumida e sem microcefalia - Relato de Caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ZANGIROLAMI-RAIMUNDO, Juliana; ECHEIMBERG, Jorge de Oliveira  e  LEONE, Claudio. Tópicos de metodologia de pesquisa: Estudos de corte transversal. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2018, vol.28, n.3, pp. 356-360. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.152198.

No campo da saúde as pesquisas mais frequentes são feitas na forma de estudos observacionais. Nesse tipo de investigação científica os pesquisadores não interferem nos fenômenos em estudo, apenas os observam de maneira sistemática e padronizada, coletando e registrando informações, dados ou materiais que ocorrem espontaneamente num determinado momento do processo saúde-doença, ou ao longo de sua evolução natural, para posteriormente proceder à sua descrição e/ou análise. Nos Estudos observacionais normalmente quatro tipos de desenho de estudo são passíveis de utilização: estudos de series de casos, estudos de corte transversal. estudos de caso-controle e estudos de coorte. Assim, salienta-se que os estudos de corte transversal têm sua grande utilidade em estudos descritivos ao mesmo tempo que, quando utilizados em estudos que se propõem a serem analíticos, os resultados devem ser interpretados por pesquisadores com boa experiência naquele campo específico de conhecimento, valendo-se de muita cautela e bom senso.

Palavras-chave : estudo observacional; estudos transversais; desenho dos estudos; prevalência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License