SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Método científico e pesquisas em saúde: orientação para prática profissional"I don't know if I have the courage": reproductive choices in times of Zika índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

O'DONNELL, Patrick  e  ELMUSHARAF, Khalifa. Exclusão social em ambientes de atenção primária: chegou a hora da medição. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.1, pp. 10-13. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.157747.

A exclusão social é um conceito que tem sido discutido e debatido em muitas disciplinas nas últimas décadas. Em 2006, a Rede de Conhecimento de Exclusão Social da OMS publicou um relatório detalhando seu trabalho explicando a relevância da exclusão social para o domínio da saúde. Como parte desse trabalho, os autores formularam uma definição complexa de exclusão social que se mostrou difícil de adaptar ou operacionalizar nos contextos de saúde. Analisamos esse trabalho da OMS e outras evidências publicadas, e decidimos que a exclusão social é um conceito que vale a pena medir no nível individual nos contextos de saúde. Sugerimos que o espaço da atenção primária à saúde, em particular, seja um cenário ideal para fazer essa medição. Examinamos as ferramentas de medição de exclusão social existentes e examinamos as abordagens adotadas por seus autores e os vários domínios que mediram. Propomos agora desenvolver e validar essa ferramenta para uso em ambientes de atenção primária.

Palavras-chave : exclusão social; inclusão social; marginalização; cuidados de saúde primários; instrumentos de medição; desigualdades na saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License