SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Social vulnerability map for the municipality of Natal (Northeast Brazil) at a census sector levelAcquired Syphilis: construction and validation of educational technology for adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

BOAS, Andreia Cristina Vilas; MONTEIRO, Quiria Ribeiro da Silva; SILVA, Romeu Paulo Martins  and  MENEGUETTI, Dionatas Ulises de Oliveira. Perfil das Tentativas de Suicídio Atendidas em um Hospital Público de Rio Branco, Acre de 2007 à 2016. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.1, pp. 57-64. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.157750.

INTRODUÇÃO: Estima-se que 1 milhão de mortes por suicídio ocorram anualmente no mundo, e estudos sugerem que há 10 a 40 tentativas para cada consumação de suicídio, revelando seu alto impacto (pessoal, social e econômico) e sendo considerado pela OMS como um grave problema de saúde pública. OBJETIVO: Avaliar o perfil das tentativas de suicídio registradas no banco de dados de um hospital público de Rio Branco/AC, no período de 2007 a 2016. MÉTODO: Este é um estudo retrospectivo-descritivo, com secundária. A amostra foi composta por 569 casos de tentativas de suicídio de pessoas residentes na cidade de Rio Branco. A análise foi realizada por meio de frequências simples, absolutas e relativas das variáveis, estratificadas por ano de tratamento, sexo, faixa etária, métodos utilizados e região de residência RESULTADOS: Houve uma diferença significativa em relação ao gênero após uma mudança no sistema em 2014, e a frequência no gênero feminino foi maior. A intoxicação foi o método mais comumente usados, principalmente por mulheres. O grupo de maior risco foi de 10 a 29 anos, totalizando mais de 70% dos casos, revelando uma maior prevalência de tentativas de suicídio em adolescentes e adultos jovens. CONCLUSÃO: O presente estudo aponta que as tentativas de suicídio no município de Rio Branco/AC são mais frequentes em adolescentes e jovens adultos, de ambos os sexos, na faixa etária dos 10 a 29 anos, sendo a intoxicação medicamentosa o método mais utilizado, principalmente entre as mulheres.

Keywords : suicídio; tentativas de suicídio; epidemiologia; saúde pública; Amazônia.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License