SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Perfil das Tentativas de Suicídio Atendidas em um Hospital Público de Rio Branco, Acre de 2007 à 2016Relações entre o desempenho motor e a composição corporal de adolescentes escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SANTOS, Shayane Bezerra dos et al. Sífilis adquirida: construção e validação de tecnologia educativa para adolescentes. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.1, pp. 65-74. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.157752.

INTRODUÇÃO: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a sífilis voltou a ser uma doença de alta prevalência, apresentando-se como um grave problema de saúde pública. Esta Infecção Sexualmente Transmissível (IST) está presente em todos os estratos sociais, países desenvolvidos e em desenvolvimento, nos portadores do vírus do HIV tanto quanto imunocompetentes, em homens e mulheres OBJETIVO: Validar um álbum seriado direcionado para adolescentes no ambiente escolar. MÉTODO: Trata-se de um estudo do tipo metodológico, no qual se refere a investigações dos métodos de obtenção e organização de dados para construir, validar e avaliar instrumentos e técnicas de pesquisa que possam posteriormente ser utilizados por outras pessoas. AS ETAPAS METODÓGICAS SÃO: levantamento bibliográfico, construção do álbum seriado, validação junto aos juízes especialistas e validação com público alvo. Após a obtenção dos dados, a análise dar-se-á pelo software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 20.0, dispondo-os, posteriormente, em tabelas. Este projeto de pesquisa será submetido a um Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos delegado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) através da Plataforma Brasil, conforme Resolução 466/12. INOVAÇÃO: Este é o primeiro trabalho com objetivo de validar um álbum seriado direcionado para adolescentes no ambiente escolar, desenvolvido por profissionais especialistas no assunto e com capacidade de disponibilizar informações importantes, resultando em medidas preventiva que influenciam diretamente nos serviços de saúde.

Palavras-chave : estudos de validação; tecnologia educacional; Sífilis; adolescente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License