SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue1Acquired Syphilis: construction and validation of educational technology for adolescentsMortality due to traffic accidents, before and after the reduction of the average speed of motor vehicles in the city of São Paulo, Brazil, from 2010 to 2016 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

MORES, Giliard et al. Relações entre o desempenho motor e a composição corporal de adolescentes escolares. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.1, pp. 75-82. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.157754.

INTRODUÇÃO: A coordenação motora é uma interação harmoniosa entre diversos sistemas corporais para produzir ações cinéticas precisas e equilibradas. Diagnosticar níveis de desempenho motor em crianças e adolescentes pode favorecer a prevenção, conservação e melhoria da saúde e qualidade de vida. A composição corporal pode interferir consideravelmente na coordenação motora, principalmente em situações de sobrepeso e obesidade. OBJETIVO: Analisar relações entre desempenho motor e composição corporal de escolares. MÉTODO: Foram avaliados em 105 escolares a coordenação motora através do teste KTK (Körperkoordinationstest für Kinder) considerando o Quociente Motor (QM) e a composição corporal por meio do Percentual de Gordura Corporal (%GC) e Índice de Massa Corporal (IMC). RESULTADOS: Os resultados da composição corporal demonstraram que pelo IMC (38% e 36%) e %GC (28% e 22%) dos meninos e meninas, respectivamente, foram classificados no grupo Acima do Ideal. Com relação ao desempenho motor as meninas apresentaram valores de QM inferiores aos dos meninos (p<0,001). O grupo com %GC Abaixo do Ideal apresentou maiores valores de QM que os grupos Ideal (p<0,05) e Acima do Ideal (p<0,05). Foi observada correlação inversa entre o QM, o %GC e o IMC (r=-0,432 e r=-0,254, respectivamente. CONCLUSÃO: existem relações entre composição corporal e coordenação motora de adolescentes entre 11 e 14 anos, específicas ou não ao sexo e a faixa etária.

Keywords : composição corporal; desempenho motor; adolescentes.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License