SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Distribuição espacial da violência doméstica contra a mulherAcidentes ofídicos no Município de Tarauacá, Acre, Oeste da Amazônia brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

ASSIS, Elisangela Vilar de et al. Prevalência de sintomas de asma e fatores de risco em adolescentes. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.1, pp. 110-116. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.157758.

INTRODUÇÃO: A asma é a doença crônica das vias aéreas que vem apresentando um aumento na sua prevalência entre os adolescentes nas últimas décadas. Os fatores relacionados com o seu desencadeamento são inúmeros, passando por fatores ambientais, genéticos, alimentares dentre outros. OBJETIVO: Analisar a prevalência dos sintomas da asma e possíveis fatores de risco associados em adolescentes. MÉTODO: Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo realizado em 104 adolescentes de 13 e 14 anos, de ambos os sexos, de quatro instituições de ensino: três privadas e uma pública. Os participantes responderam a dois questionários: um sobre os fatores de risco para doenças alérgicas e o outro sobre os sintomas da asma (ISAAC módulo asma). RESULTADOS: Responderam ao questionário 104 adolescentes: 54,8% meninas e 45,2% meninos. Os voluntários do sexo masculino apresentaram mais asma ativa (64,%) que as voluntárias (20%) (p = 0,01) e também tiveram mais asma diagnosticada (34,4%) do que as voluntárias (6,1%) (p = 0,04), além de mais chiado no peito após exercício (34,4%; 12,1%) (p = 0,03). Com relação à associação entre os sintomas e os fatores de riscos observou-se uma relação estatisticamente significante entre presença de sibilos e hospitalizações para as meninas de escolas públicas (p=0,05). CONCLUSÃO: Houve maior frequência de adolescentes do sexo masculino com asma ativa, asma diagnostica e sibilos após exercício físico. Por outro lado, as meninas da escola pública apresentaram um maior risco de hospitalização na presença de sibilos. Os demais fatores de riscos não apresentaram associações estatisticamente significantes com os sintomas da asma.

Palavras-chave : adolescente; disfunção autonômica; doença alérgica; epidemiologia; fatores de risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License