SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Risk and protective factors for childhood asthma and wheezing disorders in the first 1,000 days of life: a systematic review of meta-analyses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

AFONSO, Margarete; BARROS, Ernane Pedro Matos; CAVALCANTI, Matheus Paiva Emidio  and  RIBEIRO., Mariane Albuquerque Lima. Um ensaio sobre a autodeterminação individual. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.2, pp. 131-135. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v29.9412.

Existem diversas compreensões acerca do papel da identidade de gênero do ser humano no espaço científico, essa discussão correlaciona definições tanto de base social quanto biológica. A atual confusão na conceptualização de "sexo" e "gênero" demonstra a necessidade de uma análise comparativa do vocabulário dinâmico científico, assim como, a inserção de um ponto de vista histórico, social e cultural interdisciplinares em conjunto com a visão biológica fora de uma lógica binária normativa. O vocábulo "gênero" pode ser definido como a construção social do sexo, diferenciando-se da variável "sexo" porque esta se refere a uma dimensão biológica da caracterização anatomo-fisiológica dos seres humanos, reconhecida como essencial e inata na determinação das distinções entre macho e fêmea. Por isto, o JHGD apresenta uma diversidade temática que tem como foco questões voltadas à saúde pública demonstrando a necessidade do desenvolvimento de conhecimento para gerar impacto nas estratégias de políticas públicas, visando a universalidade, equidade e a integralidade nas pesquisas científicas que envolvem sexo e gênero, e seus impactos nas ciências da saúde.

Keywords : autogestão; sexo; identidade de gênero; sexualidade; autonomia pessoal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License