SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Um ensaio sobre a autodeterminação individualImpacto da idade materna na acidez do colostro de nutrizes em maternidade do interior do Estado de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

DOS SANTOS, Karoliny  e  ISOPPO, Nicolas. Risk and protective factors for childhood asthma and wheezing disorders in the first 1,000 days of life: a systematic review of meta-analyses. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.2, pp. 136-152. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v29.9413.

INTRODUÇÃO: Os primeiros 1000 dias de vida de uma criança, período desde a concepção até o final do segundo ano, são considerados críticos para o desenvolvimento dos sistemas respiratório e imunológico. Muitos fatores ocorridos nesse período podem estar associados ao risco de asma na infância. OBJETIVO: Condensar evidências sobre fatores de risco e proteção para asma infantil e/ ou sibilância ocorridos nos primeiros 1000 dias de vida. MÉTODO: Foram revisadas as bases de dados MEDLINE, CINAHL e SCOPUS. Foram incluídas revisões sistemáticas com meta-análise, ou meta-análise de estudos observacionais e de intervenção sobre fatores de risco ou proteção para asma infantil/sibilância, enfatizando os primeiros 1000 dias de vida. A qualidade dos estudos foi avaliada pela ferramenta Assess Systematic Reviews. Odds ratio, intervalos de confiança e homogeneidade entre os estudos foram analisados. RESULTADOS: Trinta e cinco estudos preencheram os critérios de inclusão, com boa qualidade metodológica. Foram identificados como fatores de risco para asma e/ou sibilância na infância: história parental de asma, ganho de peso materno durante a gestação, infecções urogenitais, estresse psicológico, tabagismo, parto cesárea, prematuridade, peso ao nascer e hiperbilirrubinemia neonatal. A ingestão de óleo de peixe, zinco e vitamina E durante a gestação aparecem como fatores de proteção, bem como amamentação, ingestão de peixe nos dois primeiros anos e vacinação BCG. CONCLUSÃO: Diversos comportamentos ou exposições modificáveis podem estar associados à asma e sibilância na infância. O conhecimento sobre estes comportamentos e exposições pode melhorar as estratégias de prevenção precoce, visando garantir um impacto benéfico na saúde respiratória.

Palavras-chave : Asma; criança; fatores de proteção; fatores de risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License