SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Mortalidade neonatal em Luanda, Angola: o que pode ser feito para sua redução?Efeitos de 12 semanas de intervenções interdisciplinares em parâmetros comportamentais e alimentares de adolescentes com excesso de peso ou obesidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

LIMA, Luciana Moura Mendes de; VIANNA, Rodrigo Pinheiro de Toledo  e  MORAES, Ronei Marcos de. Análise espacial e espaço-temporal das anomalias congênitas do sistema nervoso no Estado da Paraíba entre os anos de 2010 a 2016. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.2, pp. 169-176. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v29.9416.

INTRODUÇÃO: No Brasil, a anomalia congênita do sistema nervoso tem sido a mais frequente dentre as anomalias. O conhecimento da sua distribuição geográfica, tanto no espaço quanto ao longo do tempo, pode auxiliar os gestores públicos no processo de tomada decisão sobre as áreas que devem ser priorizadas no monitoramento dessa doença. OBJETIVO: Detectar aglomerados espaciais e espaço-temporais das anomalias congênitas do sistema nervoso. MÉTODO: Estudo ecológico a partir de dados secundários do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos no período de 2010 a 2016 no estado da Paraíba. Foram estimadas as Razões de Incidências Espacial e aplicada a estatística Scan circular e Scan espaço-temporal para a detecção dos aglomerados das anomalias citadas anteriormente. RESULTADOS: O padrão espacial foi diferente ao longo dos anos da ocorrência destas anomalias, uma vez que os aglomerados espaciais foram detectados em diferentes regiões do estado, exceto nos anos 2013 e 2015 que foi verificada uma maior concentração nas regiões do centro-oeste e noroeste do estado. CONSLUSÃO: Os achados indicaram as áreas que devem ser priorizadas para o monitoramento de anomalias congênitas do sistema nervoso no estado da Paraíba, tanto no tempo quanto no espaço.

Palavras-chave : análise espacial; análise espaço-temporal; análise por conglomerados; defeitos congênitos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License