SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Spatial and Spatio-temporal Analysis of Congenital Malformations of Nervous System in the State of Paraíba from 2010 to 2016Complete Androgen Insensitivity Syndrome and Literature Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

COSTA, Lorany et al. Efeitos de 12 semanas de intervenções interdisciplinares em parâmetros comportamentais e alimentares de adolescentes com excesso de peso ou obesidade. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.2, pp. 177-186. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v29.9417.

OBJETIVO: Analisar os efeitos de 12 semanas de intervenções interdisciplinares em parâmetros comportamentais e alimentares de adolescentes com excesso de peso ou obesidade. MÉTODO: O estudo apresenta um delineamento longitudinal e quase-experimental. Foram selecionados para participar da pesquisa 40 adolescentes com idade de 16 ± 1 anos. No entanto, apenas 17 concluíram as 12 semanas de intervenções interdisciplinares. As intervenções foram realizadas por profissionais de educação física (exercício físico três vezes por semana), fisioterapeutas (exercícios para o fortalecimento do core e posturais, três vezes por semana), nutrição (reeducação alimentar, duas vezes por semana) e terapia cognitivo-comportamental (foco na mudança de comportamento e adoção de um estilo de vida ativo, uma vez por semana). A fim de quantificar os parâmetros comportamentais dos adolescentes, foram utilizados os questionários: Body Shape Questionnaire (BSQ), teste de atitudes alimentares (EAT), escala de autoestima de Rosenberg (EAR) e escala Hamilton de ansiedade (EHA). RESULTADOS: para a resposta 9 do BSQ: "estar com pessoas magras do mesmo sexo que você, faz você se sentir preocupada (o) em relação ao seu físico? " Foi identificada redução significativa das respostas atribuídas pelos adolescentes no momento pós-intervenção (p<0,05), assim como para a EHA, na questão 3: medo - de escuro, de desconhecidos, de multidão, de ser abandonado, de animais grandes, de trânsito", com valores inferiores (p<0,05), após as intervenções interdisciplinares CONCLUSÃO: As intervenções interdisciplinares resultaram em melhoras na imagem corporal em relação à percepção do estado físico, bem como em uma diminuição do medo apresentado pelos adolescentes. As 12 semanas de intervenções apresentaram ligeiras mudanças no comportamento dos adolescentes analisados no presente estudo.

Keywords : comportamento alimentar; pesquisa interdisciplinar; saúde do adolescente.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License