SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Síndrome da insensibilidade androgênica completa e revisão de literaturaAdaptação cultural em Português Brasileiro da Derriford Appearance Scale - 24 (DAS-24) para pessoas vivendo com HIV/AIDS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

SILVA, Laísla Camila da; MARQUES, Inara  e  MEDINA-PAPST, Josiane. Efeito do peso de objetos e da experiência na organização de tarefas de manipulação de objetos de bebês de 10 meses de idade. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.2, pp. 192-199. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v29.9419.

INTRODUÇÃO: Pouco se sabe sobre o impacto real da prática de manipulação de objetos no desenvolvimento da percepção-ação de bebês e assume-se que esse conhecimento recém-adquirido é útil para planejar ações futuras. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi investigar o efeito da prática controlada nas tarefas de alcançar e transportar objetos de crianças de 10 meses de idade quando o peso do objeto é alterado. MÉTODO: Dezesseis lactentes foram divididos em dois grupos: grupo pesado / leve (GPL) e grupo leve / pesado (GLP). A tarefa consistia em alcançar, apreender e levantar uma barra leve ou pesada por 9 tentativas. Na décima tentativa, o peso do objeto foi trocado para o objeto mais pesado ou mais leve (objeto com o peso oposto do utilizado nas 9 primeiras tentativas) para avaliar se os bebês aprenderam e adaptaram o movimento direcionado ao objeto com peso inicial da condição praticada durante as 9 primeiras tentativas. RESULTADOS: Não foram encontradas diferenças significativas quando comparado às fases de alcance e levantamento dentro dos grupos (GPL, p= 0,41 e GLP, p= 0,06), entretanto, na comparação entre os grupos, o GPL aumentou o pico de velocidade (p= 0,01) durante as tentativas. CONCLUSÃO: Concluímos que o alcance e levantamento de objeto do bebê ao longo das tentativas é muito variável. Isso indica que, possivelmente, aos 10 meses de idade, o bebê apresenta transições de um estado organizacional para outro. No entanto, é necessário realizar investigações mais detalhadas sobre as ações de alcance e levantamento de objetos para entender os processos envolvidos nesses períodos de transição.

Palavras-chave : desenvolvimento infantil; habilidades motoras; bebês.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License