SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número2Adaptação cultural em Português Brasileiro da Derriford Appearance Scale - 24 (DAS-24) para pessoas vivendo com HIV/AIDSModulação autonômica cardíaca durante diferentes modos de desmame em ventilação mecânica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

NASCIMENTO, Andressa Lagoa; TEDESCO, Natália Matos  e  SOARES-MARANGONI, Daniele de Almeida. Evidence of training influence on infant manual behavior: a systematic review. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.2, pp. 216-231. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v29.9425.

INTRODUÇÃO: Pesquisadores tem amplamente investigado como o treino pode melhorar comportamentos manuais em lactentes. No entanto, nenhuma revisão sistemática foi encontrada sobre este tópico. OBJETIVO: Analisar a qualidade da evidência científica considerando a qualidade metodológica e o nível de evidência por tipo de estudo em pesquisas sobre treino de comportamentos manuais direcionados a objetos em lactentes nos primeiros 18 meses de vida MÉTODO: Foram utilizadas as bases de dados da Biblioteca Nacional de Medicina (PubMed / MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe (LILACS), Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME / BVS), Science Direct, SciELO e Physiotherapy Evidence Database (PEDro). Apenas ensaios clínicos que avaliaram os benefícios do treino manual orientado a objetos em lactentes e que foram publicados até fevereiro de 2018, em inglês, foram incluídos. O Modelo de Colaboração Cochrane foi adaptado para extrair dados bibliográficos dos artigos e sua qualidade metodológica foi avaliada pela escala PEDro e pelo Nível de Evidência Científica por Tipo de Estudo de Oxford. RESULTADOS: Vinte e um ensaios clínicos foram incluídos. Os estudos investigaram lactentes nascidos a termo, prematuros e lactentes de risco para distúrbios do espectro autista. Os treinos foram administrados aos lactentes por meio das abordagens do paradigma de "luvas aderentes", prática específica da tarefa ou reforço de contingência. A maioria dos estudos apresentou qualidade metodológica razoável ou fraca. Apenas os estudos que utilizaram a prática ativa específica da tarefa apresentaram qualidade metodológica alta. CONCLUSÃO: Há evidência de alta qualidade de que o treino específico da tarefa aprimora comportamentos manuais orientados a objetos em lactentes com desenvolvimento típico e lactentes prematuros nos primeiros 2-4 meses de vida. Estudos abordando lactentes com diagnósticos estabelecidos de disfunção do desenvolvimento não foram encontrados.

Palavras-chave : desenvolvimento infantil; lactente; intervenção precoce; destreza motora.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License