SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Prenatal quality and clinical conditions of newborns exposed to syphilisPrevalence and factors associated with obesity in children under five years old in Rio Branco - Acre author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

SESQUIM, Dimítra Lengruber et al. Acesso aos procedimentos cirúrgicos em uma unidade de saúde da família: uma iniciativa para melhorar o cuidado e o acesso a unidades básicas de saúde. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.2, pp. 257-262. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v29.9430.

O estudo descreve a implantação de pequenos procedimentos cirúrgicos realizados por médicos residentes em uma Unidade de Saúde da Família. Trata-se de um relato de experiência realizado na cidade de Vitória, Espírito Santo, Brasil, descrevendo a introdução de pequenos procedimentos cirúrgicos pelo programa de residência médica em Medicina de Família e Comunidade em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município. As unidades selecionadas não tinham espaço para pequenos procedimentos cirúrgicos ou os materiais necessários. Evidenciou-se que a população demandava queixas cirúrgicas sem resolução das mesmas, sendo esses pacientes encaminhados para outras especialidades.

Keywords : atenção primária à saúde; procedimentos cirúrgicos; medicina de família; saúde e comunidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License