SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Prevalence and factors associated with obesity in children under five years old in Rio Branco - AcreFractality and chaotic behavior of heart rate variability as hypotension predictors after spinal anesthesia: Study protocol for a randomized controlled trial author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Human Growth and Development

Print version ISSN 0104-1282On-line version ISSN 2175-3598

Abstract

DAMASCENO, Marcio Rocha et al. Dinâmica de uso de psicofármacos e a relação com a psicoterapia psicanalítica na interface da saúde mental: uma revisão integrativa. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.2, pp. 274-283. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v29.9432.

INTRODUÇÃO: O consumo de medicamentos tem sido discutido por diversas autoridades e profissionais da saúde, proporcionando uma mudança de postura desses. Dentre eles, os psicanalistas e psicoterapeutas reconhecem a tamanha importância que o tema tem tomado nas últimas décadas, considerando o uso racional de psicofármacos como coadjuvantes do tratamento psicanalítico. OBJETIVO: Analisar o uso de psicofármacos e sua relação com a psicoterapia psicanalítica na interface da saúde mental. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa na Base de Dados MEDLINE realizada de acordo com a declaração de relatórios preferenciais para avaliações sistemáticas e metanálises (PRISMA), através dos descritores Psychotropic Drugs AND Psychoanalysis Therapy AND Drug Misuse AND Drug Utilization AND Signs and Symptoms, filtrando os resultados por especificidade em título e resumo e selecionando apenas estudos disponíveis em sua versão completa e realizados com seres humanos. RESULTADOS: Selecionaram-se 42 artigos para análise final. O objeto de análise dos artigos foi o sujeito analista que trata seus pacientes e realiza observações clínicas com interação medicamentosa, bem como complemento de transferência terapêutica como recurso clínico para o tratamento na sessão psicanalítica. Ademais, os resultados dessa interação medicamentosa foram evidenciados como coadjuvantes no tratamento clínico dos clientes expostos à sessão clínica. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O uso de psicofármacos e psicoterapia psicanalítica apresentou-se como uma associação capaz de prover interação e integração dos aspectos da personalidade e da estrutura psíquica do sujeito. Trata-se de condição clínica que deverá ser estimulada em tratamento de saúde mental de sujeitos acometidos por sofrimento mental/emocional.

Keywords : psicofármacos; terapia psicanalítica; uso indevido de drogas; saúde mental; sinais e sintomas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License