SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3A idade da primeira gestação no Brasil: dados da pesquisa nacional de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Human Growth and Development

versão impressa ISSN 0104-1282versão On-line ISSN 2175-3598

Resumo

MACEDO, Cristina Ribeiro. Imunoprevenção: um percurso de décadas e o desafio no enfrentamento às falsas informações. J. Hum. Growth Dev. [online]. 2019, vol.29, n.3, pp. 299-303. ISSN 0104-1282.  http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v29.9522.

Apesar da estruturação crescente do Programa Nacional de Imunização, foi possível testemunhar o ressurgimento de doenças imunopreviníveis que supostamente estariam controladas. Tal fenômeno motiva a inquietação e a discussão no âmbito da saúde coletiva, instigando a comunidade acadêmica e científica a buscarem respostas, pois claramente existem fatores interferindo na qualidade do produto final pretendido, que se trata da proteção imunogênica das populações. Nesse percurso, foi evidenciado que a mídia tem favorecido a circulação de informações dúbias e falsamente articuladas, provocando na população um temor que dificulta a adesão ao recebimento das vacinas; atitudes sedimentadas, em muitos casos, em conceitos, valores, convicções filosóficas e religiosas que dificultam a comunicação efetiva dos profissionais de saúde e a população elegível ao recebimento do imunobiológico.No cenário apresentado, onde falsas notícias podem provocar agravos à saúde, destaca-se a importância das informações científicas. Publicações falsas foram determinantes para a expansão mundial do movimento anti-vacina. Indicadores de morbidade e mortalidade são importantes no delineamento de prioridade de enfrentamento no âmbito da saúde, mas entender os fenômenos que permeiam a tomada de decisão das populações é de suma importância para o delineamento de estratégias, as metodologias de pesquisas se complementam na medida que proporcionam um olhar diferenciado para a mesma discussão, não basta quantificar o problema, igualmente se faz necessário buscar as mudanças sociais que ocorrem no grupo e determinar a diversificação dos comportamento na sociedade, metodologias de pesquisas mistas muitas vezes propões resultados que ampliam o entendimento. Ressalta-se que prover informações falsas implica na desconstrução da ciência, considerando que as informações científicas subsidiam decisões que envolvem a saúde da população nos diferentes contextos e respaldam a elaboração de políticas públicas de saúde.

Palavras-chave : imunização; vacinas; pesquisas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License